Autodescontrolo

quinta-feira, agosto 24, 2006

Retórica

Se sabemos que certos hábitos/métodos/processos são maus e só nos prejudicam e se temos perfeita consciência deles quando estamos a executá-los, como é que os continuamos a fazer? E como é que os ultrapassamos?

4 Comments:

  • At 1:10 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Eu acho que é só preciso força de vontade. Quer dizer, às vezes é preciso mais que isso (porque muitas vezes fazemos as coisas inconscientemente). Mas se, como dizes, temos consciência que estamos a fazê-lo acho que basta a força de vontade. Eu tenho um hábito terrível que gostaria de o deixar, mas o problema é que o faço inconscientemente e, por isso, torna-se quase impossível deixá-lo.
    Ainda a propósito, um dos meus professores de violino disse-me que fumava há imensos anos. Um dia, quando acordou decidiu que nunca mais iria fumar porque só lhe estava a fazer mal. Daí para a frente nunca mais fumou nem teve vontade de o fazer. Precisou mesmo só da força de vontade.
    Mas referias-te a algum hábito teu em particular? 0:)

     
  • At 3:42 da tarde, Blogger Pedro said…

    pitux, sim eu sei que é preciso força de vontade, mas acho que a deixei no bolso das minhas outras calças :)
    Acho que se pode dizer que é um hábito (embora tenha algumas dúvias), mas não é nenhum daqueles esquisitos que tu gostas de identificar :) Esses mais esquisitos não tenho nenhuns problemas com eles ;)

     
  • At 7:26 da tarde, Blogger  said…

    Na minha opinião não existem "fórmulas mágicas"...Ter consciência deles e do seu malefício já é um primeiro passo. Somos(?) seres de hábitos por natureza... Talvez substituir uns por outros? Talvez tentarmo-nos lembrar mais vezes do que ganhamos se não os repetirmos? Apenas uma sugestão...

    P.S.Para mim o mais importante de "tomar café", continua a ser a companhia.Só isso explica que o faça "ficticiamente" há tantos anos :)

     
  • At 3:27 da tarde, Blogger Pedro said…

    ná, é um primeiro passo mas não é mais fácil :)

    Desde que também não tomes esse café "fictício" com pessoas "fictícias" tudo bem :)

     

Enviar um comentário

<< Home