Autodescontrolo

segunda-feira, agosto 14, 2006

Medo da mudança

Eu próprio já senti o medo da mudança e sei como esse medo pode muito facilmente nos paralizar, faz com que muitas vezes imaginemos que os piores cenários advem dessa mudança. Mas devido ao facto de nestes últimos 3 anos a minha vida ter sido uma mudança constante, ganhei algum calo acerca do assunto.

E resolvi falar disto porquê? Porque a empresa em que trabalho agora está a passar por uma grande fase de mudança e devido aos comentários que vou apanhando consigo aperceber-me desse medo nos colaboradores.

O medo, neste caso, acontece porque a maioria das pessoas que trabalham aqui nunca trabalhou noutro lado, e provavelmente desde que aqui entraram nunca trabalharam de outra forma. Além disso eu também tenho de admitir que a mudança é um pouco radical, até porque existe aqui um choque de culturas, pois a empresa foi comprada por outra empresa indiana.

No entanto o problema tem a ver com a resistência natural das pessoas à mudança, de acharem que uma mudança é necessáriamente má e da incerteza que as mudanças acarretam.

Eu acredito que as mudanças não são boas nem más, são aquilo que nós fazemos delas.

4 Comments:

  • At 12:02 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Infelizmente, eu sou um exemplo típico de alguém que tem medo da mundança. Quer dizer, não em todos os assuntos: nalguns aceito bastante bem e não compreendo bem quem não aceita a tal mudança. Por outro lado, noutros... sou terrível.
    Mas há gente muuuuito pior que eu!

     
  • At 11:05 da manhã, Blogger Pedro said…

    pitux, lidar com a mudança é complicado, mas pode ser aprendido. Mas de certa forma todos temos medo da mudança. A questão é mais o que fazes com esse medo :)

     
  • At 12:28 da manhã, Blogger  said…

    Eu tb estou em fase de mudanças. "As mudanças não são boas nem são más, são aquilo que nós fazemos delas". Adorei!:)

     
  • At 9:52 da manhã, Blogger Pedro said…

    ná, então isso é bom ;) Obrigado :)

     

Enviar um comentário

<< Home