Autodescontrolo

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Análises... sim ou não?

Numa conversa entre amigos eu disse que numa relação apenas passaria a não usar preservativo após análises sanguíneas quer da parte dela, quer da minha parte. A M. ficou um bocado perplexa a olhar para mim e perguntou-me se eu teria a coragem de pedir isso à outra pessoa. Eu disse que sim e ela então disse-me que se alguém lhe pedisse uma coisa dessas ela ficaria ofendida. Eu perguntei-lhe porquê, mas ela não foi capaz de me dar uma resposta concreta. Pelo que percebi acho que ela tomava um pedido desses como uma dúvida em relação à sua palavra e a ela enquanto pessoa. Reconheço que tenho alguma dificuldade em perceber este argumento ou esta posição quando estão tantas coisas em jogo, é que por muito que conheçamos a outra pessoa ou por muito que achamos que conhecemos a outra pessoa esta é a única maneira de ter a certeza. Eu não teria qualquer problema em aceitar um pedido destes (até porque como sou dador de sangue faço análises regulares contra algumas DST's mais perigosas) e até ficaria contente com ele, pois seria uma forma de ter pelo menos um ponto de partida seguro. É claro que mesmo assim os riscos persistem pois nunca temos a completa certeza de que o nosso parceiro não foi leal connosco e usar o preservativo é a única forma de evitar as DST's, mas às vezes temos de confiar... não é?

8 Comments:

  • At 12:08 da manhã, Blogger Catarina said…

    Sim, acho que tens todas a razão! Hoje em dia todo o cuidado é pouco e penso até que em vez de ficar perplexa ou ofendida a outra pessoa devia era ficar contente e sentir-se segura porque isso era sinal que o parceiro se preocupava não só com ele, mas também com ela e com a relação.

     
  • At 10:40 da manhã, Blogger Pedro said…

    catarina, eu concordo absolutamente contigo. Que melhor maneira de começar do que ter toda a certeza?

     
  • At 11:16 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Eu não levaria a mal porque não vejo mal nenhum nisso.
    Só penso uma coisa: se de facto tu ou a outra pessoa, após as análises, tivessem mesmo algum problema, não iriam ficar muito mais inseguros ao ter a relação? E iria mudar a vontade em ter filhos?

     
  • At 5:08 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    concordo contigo. acho que a pessoa até deve ficar contente... hoje em dia sabe-se lá... ainda mais que as pessoas chegam ao teu blog por "sim, sim, continua a chupar..."

     
  • At 6:56 da tarde, Blogger Ana A. said…

    Eu percebo o teu ponto de vista, mas pessoalmente não acharia grande piada a que a meio da noite a outra pessoa se lembra-se e disse-se: "Espera aí, antes da coisa acontecer passa para cá as análises!".
    Mas tudo depende das pessoas, das relações, do grau de confiança e etc. e tal.
    Agora sem dúvida que preservativo sempre, ainda com análises, por vários motivos. Confiar? Não sei...

     
  • At 10:14 da manhã, Blogger Pedro said…

    pt, há cada maluco :)

    100 sentidos, nunca seria assim e estou a falar numa relação a sério.
    A partir de uma determinada altura é mesmo necessário confiar até porque os filhos não nascem com preservativo ;)

     
  • At 6:35 da tarde, Blogger Ana A. said…

    Sim, Pedro eu percebi!
    Mas ainda assim numa relação a sério há uma altura em que a pergunta vai surgir. E é preciso que a relação seja tão séria ao ponto de já se ter falado sobre isso e haver confiança suficiente para que a outra pessoa não leve mal.
    Tudo depende da relação e das pessoas envolvidas.

    Graças a Deus que os filhos não nascem com preservativo. Mas para se chegar ao ponto de querer ter filhos com essa pessoa, se a confiança nessa altura não existe é porque não vai exisitir nunca.
    Ainda assim, depois de haver filhos não há nenhuma imunidade as IST's! Que eu saiba...

     
  • At 11:57 da manhã, Blogger Pedro said…

    100 sentidos, exacto. Apesar de eu achar que a outra pessoa não tem de levar a mal.

     

Enviar um comentário

<< Home