Autodescontrolo

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Vício

É um jogo, joga-se em grupo, tem cartões com conceitos agrupados em categorias, um tabuleiro, um dado, tempo limite para cada prova, caneta ou lápis e papel para desenhar. Sempre o desdenhei em detrenimento de outros jogos como o Trivial Pursuit, o Monopoly ou o Party, mas agora com muito prazer engulo o meu desdenho. É um prazer e um divertimento jogar o Pictinary, e mais que isso faz-me pensar em como transmitir uma ideia, um conceito, uma expressão ou algo físico (mais fácil) a outra pessoa recorrendo apenas ao desenho. E enquanto o que tem existência física é (normalmente) mais simples, o que existe no domínio das ideias e dos conceitos é bem mais difícil e interessante. Muitas vezes os resultados são hilariantes, e aquele "Ah, pois era no fim." faz parecer óbvio o que aparentemente não tinha qualquer sentido. A forma como tentamos fazer transmitir a ideia ou o conceito também é muito interessante, podemos tentar fazê-lo directamente, por associação, por jogo de desenhos ou por outra coisa qualquer, é que vale tudo desde que possa ser desenhado, e mais importante que a qualidade do desenho é a capacidade de transmitir a ideia do desenho. Estou agradavelmente supreendido com o jogo e com os momentos que me tem proporcinado.
Rendido, viciado e a fazer contas de cabeça ao orçamento para poder ter um (na minha idade já o Pai Natal não me vale).

ps: recorrentemente, em estados de delírio, penso para mim... "como é que eu desenhava isto..."